As mudanças
constantes no setor implicam na tendência de criação de novas estratégias de marketing. Essas mudanças, de acordo com
Sarquis (2009), demandarão por novas estratégias de desenvolvimento de
serviços, de construção de marcas, de inovações e tecnologias, contando com o
desenvolvimento deste setor.
Sarquis (2009,
p. 12-13) também enfatiza a importância da satisfação dos clientes no que diz
respeito às prestações de serviços:
[...] as pesquisas
revelam que o cliente quando está altamente satisfeito tende: a ser mais leal à
organização, a comprar com mais freqüência ou intensidade os serviços da
organização, a falar mais positivamente sobre a marca ou serviços da
organização, a dar menos atenção às marcas ou propagandas de concorrentes, a
ser menos sensível às ofertas de preços de outras organizações, a dar mais
ideias de melhorias para os serviços da organização, a ser atendido com menor
custo, a ser mais rentável para a
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organização, a melhorar o
ambiente interno de trabalho da organização e a auxiliar mais na execução dos
serviços da organização.
Portanto, é
percebida a importância do marketing de
serviços, juntamente com o marketing de relacionamento para manter
um bom conjunto de ações que agrade o consumidor e cada vez mais faça este
fazer parte da organização, ajudando-a também no seu desenvolvimento. Isso é o
objetivo que se tem as organizações que tratam com este tipo de marketing e, sabendo-se usá-los, os
resultados positivos aparecerão.
1.1.
Marketing Jurídico
Os escritórios
de advocacia são também, independentemente do que seus sócios pensem, uma
empresa, uma organização que, para se manter bem no mercado, ser rentável, com
bons resultados, necessita de um plano de marketing
bem elaborado, com uma boa divulgação para captação e fidelização eficiente
de clientes, sendo utilizadas técnicas de marketing
para alcançar esse objetivo.
Segundo a
Comissão Especial do Jovem Advogado (2008, p. 24), o marketing dos escritórios de advocacia devem se ater somente à
“comunicação e informação da existência e da qualificação ou ramo de atuação do
profissional do direito”.
De acordo com
Bertozzi (2006, p. 29), o Marketing Jurídico
é conceituado como sendo “todos os esforços estratégicos de marketing dentro da comunidade jurídica,
utilizando os instrumentos de acordo com o código de ética da OAB”. Portanto,
ele “[...] busca, através da criatividade, a fórmula ideal para atrair pessoas,
relacionamentos profissionais e clientes, além de preocupar-se com a evolução
da sociedade e de seu desenvolvimento”.
Bertozzi (2006,
p. 26), entende que “a finalidade do marketing
jurídico é servir de elo conclusivo entre o mercado (demandas jurídicas
possíveis) e os advogados, criando e oferecendo serviços de valor
definitivamente percebidos pelos clientes”. O autor enfatiza que, querendo ou
não, os advogados já realizam o marketing
no seu
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